Black Friday PalmasVamos falar hoje sobre a Black Friday. Há quatro anos houve uma grande movimentação para que essa data se torne conhecida como “O” dia dos descontos e parece que está amadurecendo como uma importante data comercial no Brasil. Na busca do Destino Palmas em trazer informações que possam gerar novidades para o comércio tanto para moradores quanto para turistas, vamos trazer a origem e dicas para se sair bem nesse dia.

Origem

Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear a ação de vendas anual que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças que é a 4°sexta feira do mês de Novembro.

Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 60 na Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento.

No Brasil

No Brasil essa data começou a ser realizada principalmente pelo comércio eletrônico, em 2010. Agora, 4 anos após a introdução desta data no calendário comercial ela vem espalhando pelas lojas físicas e pelos centros comerciais em todo o país, para ajudar os consumidores diversos sites estão disponibilizando um acompanhamento dos preços a fim de evitar fraudes.

A grande diferença entre a data aqui e nos EUA, é que no Brasil os comerciantes não dão descontos tão significativos. Enquanto nos EUA os descontos estão acima dos 50% no Brasil estão limitados até essa porcentagem.

Em Palmas

Na nossa querida cidade algumas empresas abraçaram a data, você também quer aproveitar o dia para comprar o máximo que puder?

Dicas

As dicas que vamos apresentar visam evitar que você seja enganado com ofertas irreais ou “maquiagem de preços”:

1. Faça uma lista
Nesta lista deve estar relacionados os produtos que você tem interesse. Uma forma de fazê-la é separando por grupos: necessários, o que são itens de desejo e lista de presentes para o natal. Com a lista em mãos fica fácil saber quais produtos são mais importantes de serem comprados. Você deve começar por eles.

2. Conheça os detalhes do produto desejado.

Essa dica é muito importante para você não perder tempo no dia da BlackFriday lendo informações de um produto, e não tem perigo de errar na escolha, garantindo compras certeiras.

3. Determine seu limite de gastos

Por que fazer? Compra boa é aquela que não pesa para pagar! Observe condições de parcelamento, juros, dentre outros quesitos que podem acabar encarecendo uma oferta aparentemente boa.

4. Com a lista em mãos, confira quais as lojas participantes e os horários de funcionamento, pois algumas lojas abrirão mais cedo e outras sequer fecharão. 

Por que fazer: É importante ir as compras o mais cedo na Black Friday. Geralmente empresas colocam quantidades específicas de produtos (sabe aquelas letrinhas miúdas?) em promoção, após o término da quantidade anunciada eles podem alterar o valor ou não oferecer mais tal produto.

5. Compare preços!

Por que fazer: essa data movimenta muito o comércio e a concorrência entre as lojas pode resultar em preços e condições de pagamento melhores para o consumidor.

 * As lojas acima responderam o nosso contato, caso tenha interesse em aparecer no site entre em contato conosco agora mesmo! Esse artigo poderá ser alterado para trazer a melhor informação possível para nossos visitantes.