Os apaixonados pelos esportes aquáticos e montanhismo encontram em Lajeado local ideal para o lazer, a aventura e o descanso.

Da tranquilidade do lago às corredeiras do Ribeirão Lajeado, do mirante ao Morro dos Segredos, da grandiosidade da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães aos mistérios das pinturas rupestres nas cavernas, tudo em Lajeado tem gosto de aventura.

Artesanato, comidas típicas e folclore

Na culinária tradicional do município, tem-se o suco de cajá e peixe frito como a traíra, o tucunaré e a caranha.

O artesanato é feito à base do barro, madeira, coqueiro e palha de buriti. Muitas lendas da cidade se originam na Serra do Lajeado com seus mistérios indecifráveis.

Não faltam estórias com elementos como tocha de fogo, cobra de ouro e muitas visões fantásticas, frutos do rico imaginário popular.

Parque Estadual do Lajeado

Unidade de conservação de proteção integral com área de 9.930,9229 ha, abrange os municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, Lajeado do Tocantins e Tocantínia.

Segundo levantamento feito pela Embrapa e Naturatins, o Parque abriga cerca de 87 espécies de aves, 33 de mamíferos e 18 de répteis. Repleto de sítios arqueológicos, a Serra do Lajeado está inserida na Região da Amazônia Legal, onde há influências da caatinga, cerrado e da floresta tropical úmida.

O parque não está aberto a visitação pública, mas estão sendo realizadas ações de implantação de infraestrutura de uso público, com vista a  abertura da Unidade de Conservação à visitação.

Acesso

Partindo de Palmas pela rodovia TO-020, rumo à cidade de Aparecida do Rio Negro, a entrada do parque está localizada no Km 24. Percorre-se um acesso tranquilo e fácil de 1km de estrada de terra até a sede do parque, a partir da sinalização.