Os vencedores da 13ª edição do Festival em todas as categorias serão conhecidos neste sábado, 29. A cerimônia de premiação acontece a partir das 20 horas, no Cine Cultura. No total, são 48 filmes das mostras Infâncias, Regional, Brasil e Tocantins com votação popular, sendo que nas duas últimas há também votação do júri técnico.

Vencedores

O produtor e o realizador do filme vencedor receberão como prêmio a participação em um festival de cinema internacional. O Júri Popular, constituído pelo público espectador, escolhe o Melhor Filme em todas as mostras: Mostra Brasil, Mostra Tocantins, Mostra Infâncias e Mostra Regional.

Na Mostra Tocantins, os filmes serão premiados com o Troféu Chico 2018 nas categorias: Melhor Roteiro, Melhor Fotografia e Melhor Edição; além do Prêmio Especial de Melhor Direção, que concede R$ 4.000,00 em serviços de pós-produção de imagem ao Melhor Diretor da Mostra Tocantins, e Prêmio Especial de Melhor Filme da Mostra Tocantins, que concede ao Produtor do Filme, além do troféu, uma Residência Artística Internacional em festival internacional de cinema realizado no exterior em 2018.

Na Mostra Brasil, o vencedor será premiado com o Troféu Chico 2018 e Residência Artística Internacional, sendo este ao Produtor ou Diretor do filme. A avaliação do corpo de jurados inclui as categorias Fotografia, Direção com prêmio especial, Roteiro e Edição.

Capacitação

No período da tarde, a partir das 15 horas, haverá uma programação especial para os profissionais locais do audiovisual. O Festival oferece uma série de painéis com renomados profissionais do País voltados para a formação dos realizadores. As atividades têm início às 15 horas, no Cine Cultura.

Os painéis serão divididos em Diálogos em Cinema – Distribuição e Produção, Painel de Formação – Produção e Painel de Formação – Distribuição. O Diálogos em Cinema – Distribuição e Produção será uma roda de conversa sobre distribuição e produção com os jurados e curadores do Festival, gestores, pesquisadores e realizadores.

O Painel de Formação – Produção vai focar um panorama da produção audiovisual do Brasil e será ministrado por Marcelo Ikeda com mediação de Juliane Almeida. Na ocasião, Ikeda que trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) por mais de oito anos, ocupando diversas funções, vai falar sobre os principais editais nacionais e internacionais voltados para a área.

O Painel de Formação – Distribuição será ministrado pela cineasta Denise Jancar com mediação do presidente do corpo de jurados do Chico, Sérgio Soares, e da coordenadora de comunicação do Festival, Thuanny Vieira. Neste painel, a cineasta que tem mais de 20 anos de experiência no mercado de distribuição e licenciamento de conteúdos audiovisuais vai apresentar os principais canais do mercado.

Ficha técnica

Realização: Ministério da Cultura do Brasil e Secretaria do Audiovisual, por meio do Fundo Nacional de Cultura
Realização e produção: Jubalina Produções
Correalização: Centro de Imagem e Som
Coprodução: Produza Studio Criativo
Comunicação: Cumbuca Criativa e A Barraca
Apoios: Prefeitura de Palmas, Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Comunicação; Secretaria de Estado da Educação; Mixirica Produções; Revista de Cinema; Mistika Post; Mzn Filmes; Conexão Centro-oeste-Norte-Nordeste, Serviço Social do Comércio Tocantins E Universidade Federal do Tocantins.

Organização

Direção executiva: Juliane Almeida
Coordenadora de Produção: Stella Antunes
Produtor Técnico: Tales Monteiro
Making of: Jeferson Nascimento
Delivery: Diego e Márcio Mazaron /MZN Filmes
Coordenadoras de Comunicação: Fernanda Veloso e Thuanny Vieira
Assessora de comunicação: Cinthia Abreu
Designer: Emanuella Reis
Fotógrafo: Nielcem Fernandes
Redes Sociais: Marina Bitar
Web programador: Roberto Pires
Voluntários de Comunicação e Produção: Aline Diniz de Oliveira, Marina Andressa de Sousa, Nilsson Rodrigues Neres Junior, Paula Suzane
Produção de Residência Internacional: Thuanny Vieira
Consultoria de Residência Internacional: Denise Jancar
Produção de Itinerância: Silvana Barbara e Stella Antunes
Curadoria Mostras Brasil e Tocantins: Edu Fernandes e Juliane Almeida
Curadoria Mostra Infâncias: Edu Fernandes e Juliane Almeida
Curadoria Mostra Regional: Edu Fernandes, Juliane Almeida e Marcelo Ikeda
Júri Técnico Chico 2018: Denise Jancar, Marcelo Ikeda e Sérgio Soares
Design e confecção Troféus Chico 2018: Elpidio de Paula
Confecção auxliar: Leromanual
Agência de viagens: WA viagens e turismo
Restaurante: Raízes Gastronômicas
Produtoras Parceiras: Fluxo Criativo; Viuller Murtiartista, BR 153 filmes

Fonte: ASCOM Festival ChicoImagem: Nielcem Fernandes

Confira também nosso site This is Zona