Se a música e a gastronomia dominam o calendário cultural de Palmas na primeira semana de setembro, com o Festival Gastronômico de Taquaruçu, o cinema será a grande estrela dos demais dias. É que a sétima arte ganhou destaque na programação da Fundação Cultural de Palmas (FCP) para este nono mês do ano, que contará também com apresentações musicais e exposições de artes visuais.

Já nesta primeira semana, de 05 a 09, o Cine Cultura recebe a XV Mostra de Cinema Espanhol Atual, com a exibição gratuita dos filmes A Noiva, Desnorteados, Sete minutos depois da meia noite, A Colmeia e Doñana. 4 estações, uma oportunidade para se conhecer o que se produz fora do circuito norte americano.

O projeto Telas em Cena continua com as sessões especiais com a participação de diretores e representantes do audiovisual brasileiro. A finalidade é promover a troca de experiências entre público e profissionais do audiovisual do Tocantins. Em setembro, serão duas edições, no dia 13, com a exibição de Encantados e participação da diretora – Tisuka Yamasaki, e no dia 20, do filme Ex-Pajé, com participação do diretor e roteirista Luiz Bolognesi.

Cinema

As crianças e adolescentes também ocuparão a tela do Cine Cultura, mostrando que a galerinha também consegue fazer boas produções audiovisuais, no III Festival Você na Tela, que acontece de 19 a 21 de setembro. O Festival que é promovido pela FCP e pela Secretaria Municipal de Educação tem a finalidade de estimular a realização de obras audiovisuais produzidas por estudantes das redes pública e privada de ensino. O Você na Tela contará com mostra competitivas, exibições de filmes, seminários e oficinas para estudantes e professores ministradas pelo diretor de cinema estudantil, André Bozetti.

Palmas também foi contemplada para receber a Carreta do Cine Olé, que estará no Espaço Cultural de Palmas, de 20 a 22, com sessões gratuitas de cinema.

E para encerrar o mês da melhor forma, o matuto mais querido do Tocantins, também retorna ao Cine Cultura em setembro, o 13º Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins – Chico acontece de 25 a 29, e terá a exibição das mostras Nacional e Tocantins, com curtas-metragens de ficção e documentário. Serão exibidas ainda mostras especiais, como a Mostra Infâncias, e a Mostra Regional de filmes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Música

Mas como a gente não vive só de Cinema, a 4ª Clássica, espaço destinado à música instrumental e vocal no Theatro Fernanda Montenegro, terá duas edições em setembro. No dia 12 acontece o concerto Na Voz do Poeta, com o cantor Lucimar e Convidados, do show, de cunho intimista, será gravado um DVD. No dia 26, a apresentação será do Coral da Universidade Federal do Tocantins .

A programação musical terá ainda, no dia 28, no Theatro Fernanda Montenegro, o espetáculo Palmas para o Mundo, com show de Nacha Moreto, Dorivã, Genésio Tocantins e Relmivam Milhomem no espetáculo de lançamento dos DVD´s resultantes dos shows realizados em 2017.

Artes Visuais

Nas artes visuais, a Galeria Municipal no Núcleo de Leitura e Arte (NILA) continua a exibição do III Salão Palmense de Novos Artistas. O público que visitar a exposição poderá escolher as suas obras preferidas. O autor com maior votação ganhará uma exposição individual e elaboração de catálogo. O resultado da votação será dia 29 de setembro, às 19 horas.

Programação

05 a 09 – XV Mostra de Cinema Espanhol Atual – Cine Cultura – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho – a partir das 16h.

12/09 – 4ª Clássica- Concerto “A Voz do Poeta” – Lucimar e Convidados – Theatro Fernanda Montenegro – 20h

13/09 – Telas em Cena – sessão do Filme Encantados com participação da diretora Tizuka Yamazaki – Cine Cultura, às 19h30;

19 a 21 – Festival de Cinema Estudantil Você na Tela – Espaço Cultural José Gomes sobrinho- a partir das 08h;

20/09 – Telas em Cena – sessão do Filme Ex-Pajé com participação do diretor Luiz Bolognesi – Cine Cultura, às 19h30;

20 a 22 – Cine Olé – Carreta de Cinema com sessões gratuitas – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho – a partir das 08h;

25 a 29 – 13º Festival de Cinema e Vídeo do Tocantins – Chico;

26/09 – 4ª Clássica – Coral da Universidade Federal do Tocantins – Theatro Fernanda Montenegro –

28/09 – Espetáculo Palmas para o Mundo – show de lançamento dos DVD´s de Nacha Moreto, Dorivã, Genésio Tocantins e Relmivam Milhomem – 20h;

29/09 – Encerramento do III Salão Palmense de Novos Artistas – 19h no Nila.

Fonte: SECOM de Palmas     |     Imagem: Divulgação

Confira também nosso site Destino Tocantins