A Praça da Marinha está localizada na Avenida LO-19, que dá acesso à Praia do Prata e, além de paisagismo conta ainda com a exposição permanente de uma Lancha de Apoio a Ensino e Patrulha – LAEP-7, construída em 1990 em Belém do Pará. Esta lancha é utilizada nas tarefas relacionadas à ação de fiscalização do tráfego aquaviário, socorro e salvamento em diversas capitanias brasileiras durante o patrulhamento das águas costeiras e abrigadas, sob jurisdição nacional.

Em solenidade realizada na manhã de 28 de janeiro de 2019, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, inaugurou um monumento em homenagem à Marinha do Brasil e integrantes da Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT), instituição encarregada da defesa de rios e mares.

O comandante do 7º Distrito Naval, Vice-Almirante, Sérgio Nathan Marinho Goldstein, falou da importância de monumentos como este. “É um gesto de reconhecimento da nossa instituição. Neste espaço a população vai conhecer um pouco mais sobre a Marinha, vai poder registrar sua visita ao local e saber que em Palmas homens e mulheres da Marinha atuam em defesa das águas desse município, zelando constantemente pela segurança da navegação, salvaguarda da vida humana e prevenção da poluição causada por embarcações”, frisou o Almirante.