Uma das principais áreas verdes da Capital, o parque Cesamar é um espaço para descanso e lazer. Dentre as muitas atrações do parque os visitantes podem desfrutar da pista de skate, de bicicross, aparelhos de ginástica, parque infantil, bares, restaurante, além de uma bela cascata em volta de área gramada, onde é comum a prática de piqueniques aos fins de tarde. O destaque é para a pista de cooper de 2.840 metros, que contorna o lago formado pelo córrego Brejo Comprido.

No Cesamar também se encontra a sede da antiga Fazenda Triângulo. Por haver abrigado o primeiro Governo Municipal, foi tombada através de Decreto Municipal. Atualmente é denominada por Casa Suçuapara, onde funciona o museu Histórico-Cultural do Município.

Após a Reabertura do Parque, uma das novidades foi a criação do Espaço Baby, destinado a crianças de 1 a 5 anos, com brinquedos específicos para essa faixa etária. O objetivo é oferecer atendimento a pais e mães que desejam praticar esporte no Parque, mas não têm com quem deixar os filhos. Com isso, monitores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) ficarão à disposição para realizar atendimento às crianças. Segundo Herbert Veras, o Espaço Baby, que comporta em média 30 crianças, funcionará de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas; e aos sábados e domingos, das 8 às 22 horas.

O espaço recebeu obra de revitalização em vários pontos, como pista de skate e bicicross, pista de caminhada, lanchonete e orquidário, além do desassoreamento do lago.

A obra realizada pela Prefeitura criou ainda espaço para leitura, área para a prática de artes marciais, academia para pessoas da terceira idade, academia com aparelhos para musculação, espaço de contemplação e dois playgrounds para crianças a partir de 5 anos.

Localização

Área Verde das quadras 304 Sul e 404 Sul, o acesso ocorre através da Quadra 504 Sul, Av. NS-04 e LO-11