As artes plásticas abrem a programação de outubro na Fundação Cultural de Palmas, com a abertura da exposição coletiva, Pinturas Entre Lugares, na Galeria Municipal de Cultura do Núcleo de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A abertura acontece na terça-feira, 02, às 19 horas, e as obras continuarão expostas até 30 de outubro.

A exposição coletiva Pinturas entre-lugares apresentará 37 obras, de 14 artistas, que exploraram a linguagem pintura e interfaces, contendo também um vídeo e uma fotografia. A exposição é resultado das pesquisas teórico/práticas dos investigadores — brasileiros e estrangeiros (Colômbia, Peru, França, Bulgária, Portugal), do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE), do Curso de Artes Visuais, do Instituto de Artes, da Universidade Federal de Uberlândia. O Núcleo tem objetivo de levar a exposição para espaços, locais, regionais, nacionais e internacionais, e assim, contribuir e estimular o conhecimento artístico e cultural da comunidade.

Mesa Redonda sobre Pinturas entre-lugares

Logo após abertura da exposição, a partir das 19h30 será realizada, no Theatro Fernanda Montenegro, uma mesa redonda sobre Pinturas entre-lugares, um debate sobre a exposição, os processos de criação e pesquisas em pintura relacionadas as obras expostas.

A exposição faz parte das ações do III Colóquio de Artes e Educação, que acontece Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, nos dias 02 e 03 de outubro, com a oferta de workshops destinados a professores de artes visuais da rede e estudantes de Artes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), sendo um sobre “leitura de imagens” e outro sobre “processo de criação e ensino”.

Sobre o Nuppe:

Desde 2007, o grupo de pesquisadores do Nuppe produziu e participou de encontros científicos, congressos nacionais e internacionais, simpósios, seminários e colóquios. Possui parceira de trabalho associado ao Núcleo de Estudos – NEHSC/PUC/SP com desdobramentos em Fortaleza, Salvador e Burgos (Espanha).

Últimas produções:

2012: I Simpósio Internacional Movências da Pintura /UFU (http://www.nuppe.art.br/simposio2012/anais/).

2013 – Colóquio Creative Processes in Art / na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa – (http://www.fba.ul.pt/publicacoes/creative-processes-in-art/).

2014: Simpósio Processo de Criação: Percursos e Senhas / UFU (http://www.nuppe.art.br/simposio2014/default.asp);

2015: Participação do I Simpósio Cidade e Arquitetura em Diálogo: a arquitetura sacra/ NEHSC/PUC/SP. Participou da III Bienal Desde Aqui em Bucaramanga;

2016: exposições: Itinerários Pictóricos na Colômbia e Moi Femme Encore em Bordeaux- França.

2017: exposições de obras dos artistas/pesquisadores/professores em comemoração aos dez anos do Nuppe; processo de criação em práticas educativas, dentre elas, na Bienal de Arte Desde Aqui edición semillero/Bucaramanga/Colômbia e Uberlândia; trouxe artistas convidados e participou de mesas redondas nacionais e internacionais.

2018: os membros do Nuppe seguem com exposição itinerante na Colômbia, França e Espanha.

Fonte: SECOM Palmas
Imagem: Divulgação