A cidade de Palmas será palco para vários eventos acerca do tema A Arte entre Lugares, de 2 a 31 de outubro, com a presença de artistas conhecidos nacional e internacionalmente. O III Colóquio de Artes e Educação é parte do evento que acontece na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, nos dias 02 e 03 de outubro, com a oferta de workshops destinados a professores de artes visuais da rede e estudantes de Artes da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As vagas são limitadas e terão certificação.

O encontro visa promover estudos, reflexões e debates sobre processos de criação, pesquisa e Ensino das Artes Visuais em interface com outras linguagens, para além do Estado do Tocantins, no contexto contemporâneo.

Programação – III Colóquio de Artes e Educação

No dia 02 de outubro, das 14 às 18 horas, a artista plástica Aninha Duarte, ministra oworkshop Introdução a crítica da arte – Análise da Imagem com a proposta de trabalhar algumas correntes da Crítica de Arte, viabilizando os estudos semióticos, iconográficos e iconológicos das imagens, com foco principal na linguagem da pintura, por meio de leituras teóricas e exemplos explicativos que possibilitem ampliar o diálogo com a imagem.

No dia 03 de outubro, das 14 às 18 horas, será a vez do workshop Processo de Criação em Artes Visuais, que objetiva mapear as fontes do processo de criação como potencialidade de pesquisa, pesquisa e experimentações, que contribuam para desenvolver a capacidade de compreensão, observação, curadoria, planejamento e estratégias de ação educativa para o ensino de Artes Visuais em interface com outras linguagens, ministrado pela Profa. Dra. Elsieni Coelho da Silva e Profa. Dra. Roberta Maira Melo.

Currículos

A artista plástica Aninha Duarte é Profa. Dra. Ana Helena da Silva Delfino Duarte, Doutora em História Social pela PUC/SP, com estágio de Doutorado na Universidade de Évora UE/Portugal. Profa. no curso de Graduação, IARTE/UFU e Pós-graduação em Museologia/UFBA. Pesquisadora dos Núcleos de pesquisa NUPPE/UFU, NEHSC/PUC/SP e GREC/UFBA. Participa de exposições no Brasil e exterior.

A Profa. Dra. Elsieni Coelho da Silva é Doutora em Educação pela FE/UFG; Professora do Curso de Artes Visuais e Mestrado Profissional em Artes, IARTE/UFU; artista visual; líder do Grupo Formação, Prática Educativa e Pesquisa – ForPEP; Integrante do NUPPE, NUPPEA, REDECENTRO com investigações sobre professor e pesquisa, processo de criação e constituição docente, pintura, interface e objeto.

A Profa. Dra. Roberta Maira Melo é Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo – ECA (2010). Membro do NUPPE. Professora do Curso de Artes Visuais e Mestrado Profissional em Artes, IARTE/UFU. Pesquisadora sobre ensino e aprendizagem em arte na contemporaneidade, educação feminina, história do ensino de arte e memória. Artista Visual com exposições nacionais e internacionais.

Fonte: SECOM de Palmas
Imagem: Divulgação

Confira também nosso site Destino Tocantins