Com o intuito de incentivar e divulgar novos talentos das artes visuais a Fundação Cultural de Palmas (FCP) revelou os nomes dos vencedores do III Salão Palmense de Novos Artistas. Foram premiados Leonardo Lucas de Almeida na categoria Infantil com a obra Doodles 1; Guilherme Ferreira dos Santos na Infanto-Juvenil com o quadro Amor, e na categoria Adulto Mauro Matos, mais conhecido como Mauro Zed, com Grande Onda. A divulgação do resultado aconteceu em cerimônia na noite desta sexta-feira, 28, no Núcleo de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinhos.

O III Salão Palmense exibiu trabalhos de diversos gêneros como pintura, aquarela, gravura desenho, colagem e técnicas mistas, de 11 artistas que expuseram na Galeria Municipal de Artes. Os Quadros foram julgadas pelo júri popular (público visitante) que escolheram suas obras preferidas.

Antes do grande resultado a noite foi abrilhantada com a apresentação de dança das alunas do Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), sob a coordenação do Professor Elton Fialho. Logo em seguida o Presidente da Fundação Cultural, Giovanni Assis, revelou o nome dos vencedores.

O vencedor da categoria Adulta receberá a oportunidade de realizar uma exposição individual na Galeria Municipal de Artes e a produção de um catálogo com suas obras, que será patrocinada pela Fundação Cultural. Os demais expositores receberão certificado de participação que poderão ser retirados na recepção da galeria.

Grande contemplado da noite, Mauro Zed pintou sua primeira tela em 2010, mas sempre teve a arte como protagonista no meio familiar, a tia, artista plástica e os primos, foram sua principal inspiração. Agora com o incentivo de poder realizar sua primeira exposição seu objetivo e se profissionalizar. “A Arte é realmente algo que eu amo de verdade, é algo que me deixam zen, que almejo me profissionalizar”.

Emanuel Vitor, ganhador da categoria Infanto-juvenil do ano passado também esteve presente na noite de premiação e se disse muito satisfeito com as obras concorrentes deste ano. “Agora esperamos a exposição solo, pois ele mereceu muito”.

As 23 obras ficaram expostas no período de 30 de agosto a 28 de setembro no Espaço Cultural de Palmas.

Fonte: SECOM de Palmas
Imagem: Junior Suzuki

Conheça o Destino Tocantins