A exposição Pinturas entre Lugares, que permanece na Galeria de Artes do Núcleo de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, até 31 de outubro, apresenta um pouco dos “lugares”, dos artistas pesquisadores no Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE) da Universidade Federal e Uberlândia.

Exposição Pinturas Entre Lugares

Pinturas Entre Lugares apresenta 37 obras de 14 artistas que exploraram a linguagem pintura e interfaces, contendo também um vídeo e uma fotografia. A exposição é resultado das pesquisas teórico/práticas dos investigadores — brasileiros e estrangeiros (Colômbia, Peru, França, Bulgária, Portugal), do Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (NUPPE), do Curso de Artes Visuais, do Instituto de Artes, da Universidade Federal de Uberlândia.   O Núcleo tem objetivo de levar a exposição para espaços, locais, regionais, nacionais e internacionais, e assim, contribuir e estimular o conhecimento artístico e cultural da comunidade.

“Entre Lugares é como a gente, do ponto de vista geográfico, começa a estabelecer conexões, interfaces, e no campo da própria pintura a gente começa a perceber as diferentes concepções de pintura que trabalhamos. Esse entre lugares então perpassa pelas lugares da pintura, como nós concebemos, como nós trabalhamos e discutimos”, afirma uma das curadoras, Elciene Coelho.

Mesa Redonda

Logo após abertura da exposição, alguns dos artistas expositores participaram de uma mesa redonda sobre Pinturas Entre Lugares, um debate sobre a exposição, os processos de criação e pesquisas em pintura relacionadas às obras expostas.

Dentre eles, Brayan Lucas Arantes, explicou que sua fonte de pesquisa é “a morte da Matéria, retratada através da corrosão em chapas metálicas”.  Já Elsiene Coelho “busca trabalhar em uma dimensão que vai além da pintura, uma vez que realiza pesquisas no campo da formação dos professores, e a pintura no processo de criação e ensino, através da manipulação de imagens”.

NUPPE

Desde 2007, o grupo de pesquisadores do NUPPE produziu e participou de encontros científicos, congressos nacionais e internacionais, simpósios, seminários e colóquios. Possui parceria de trabalho associado ao Núcleo de Estudos – NEHSC/PUC/SP, com desdobramentos em Fortaleza, Salvador e Burgos (Espanha).

Fonte: SECOM de Palmas
Imagem: Divulgação

Conheça o Destino Tocantins