Taquaruçu

Taquaruçu

A 32 quilômetros do centro de Palmas, o Distrito de Taquaruçu é rico em atrativos que favorecem a prática do ecoturismo. Com cerca de 82 atrativos catalogados, em sua maior parte cachoeiras, está instalado num vale de paisagens exuberantes.

O clima ameno especialmente nas noites de junho e julho, o que atrai os habitantes de Palmas e bastante turistas. Nos finais de semana, o Distrito recebe centenas de visitantes à procura de trilhas e cachoeiras.

Informações de acesso aos atrativos do Distrito podem ser obtidas no CATUR – Centro de Atendimento ao Turista de Taquaruçu. Localizado na Praça Vereador Tarcísio Machado, é aberto das 8h às 18h, de segunda a sexta; nos fins de semana e feriados, das 8h às 18h.

Aos sábados, a partir das 17h, é realizada uma Feira Popular, com comidas e artesanato, na Praça Joaquim Maracaípe. Completamente pavimentado o acesso a Taquaruçu é feito pela TO-030, saindo de Taquaralto.

Conheça:

Pedra do Pedro Paulo

Localizado na ponta da Serra de Taquaruçu, a uma altitude de 600 metros do nível do mar. Sua escalada permite uma vista panorâmica de todo o Vale de Taquaruçu. A escalada pode ser feita pelas encostas da serra sem o uso de cordas. A foto deste artigo foi tirada a partir da Pedra de Pedro Paulo.

Cachoeira do Roncador

Queda d’água de aproximadamente 50 metros de altura, com pequeno poço para banho.




Vale do Vai-Quem-Quer

Sequência de 12 saltos, que forma piscinas naturais de águas limpas e cristalinas. Oferece amplos espaços para acampamento.

Tirolesa Voo do Pontal

É possível aventurar-se numa das maiores tirolesas do País, com cabo que transpassa de um vale a outro perfazendo o total de 1.300 metros. A prática é feita aos fins de semana, é necessário agendamento prévio e o mínimo de quatro pessoas. O atrativo foi instalado no Vale do Sumidouro, de paisagem encantadora, em uma altitude de 600 metros.

Parapente

Os amantes da arte de ver paisagens do alto, podem sentir o prazer de voar praticando parapente. Em Palmas, o esporte é atrativo de destaque na região denominada Taquaruçu Grande. Existe escola especializada para a prática, mas é possível desfrutar dessa experiência sema fazer um curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *