Museu Palacinho

Museu Palacinho

O Palacinho – Museu Histórico do Tocantins foi reaberto em 20 de maio de 2013, em Palmas.

Depois de sete anos fechado para visitação, o prédio passou por reforma, revitalização e reorganização do espaço. O museu abriga o acervo antigo do Tocantins, como o mobiliário do primeiro gabinete do Governo do Estado e painéis que descrevem a história de sua criação, os movimentos pela separação de Goiás e emancipação; assim como as manifestações culturais como festas religiosas, quilombolas, indígenas e belezas naturais do Tocantins.

Dentre as novidades do museu reformado, estão a biblioteca, com acervo de autores do Estado, e a loja de artesanato tocantinense. Também foi feita uma sinalização na trilha ecológica do parque. Assim, o visitante pode conhecer outros monumentos como a Capelinha, as árvores fossilizadas e o primeiro carro oficial do Estado.

O prédio do Palacinho é de jatobá – madeira de lei abundante no Tocantins- e foi construído em 1990. O objetivo inicial era abrigar autoridades que visitavam a construção de Palmas. Depois, foi transformado na sede provisória do primeiro Governo do Estado, permanecendo como centro de decisões até 2002. Com a mudança da sede do Governo para o então recém construído Palácio Araguaia, o local tornou-se museu.




Fotos

Fotos do Arquivo do Destino Palmas!

Localização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *